Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

Corrupção, Degradação Ética e os Desafios da Moralidade Pública no Estado Democrático de Direito

 

"A idolatria a políticos revela uma perigosa renúncia ao senso crítico. Quem transforma agentes públicos em objetos de veneração talvez necessite de um exame psicopatológico para aferir o grau de alienação que substituiu a razão pela devoção. Na República, políticos são empregados do povo, não divindades dignas de culto."

 

RESUMO

A crise de credibilidade das instituições políticas constitui um dos maiores desafios enfrentados pelo Estado Democrático de Direito. A percepção social de que o ambiente político é marcado pela corrupção, pelo nepotismo, pelo fisiologismo, pelo patrimonialismo e pela apropriação privada da coisa pública alimenta o descrédito da população em relação aos seus representantes. Este estudo propõe uma reflexão crítica sobre a deterioração ética na atividade política, afastando-se das polarizações ideológicas e concentrando-se na responsabilidade institucional dos agentes públicos. Analisa-se, ainda, o conjunto normativo brasileiro destinado à prevenção e repressão dos atos de corrupção, destacando-se a Constituição Federal de 1988, a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992, com as alterações da Lei nº 14.230/2021), a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), a Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013), a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), além dos crimes contra a Administração Pública previstos no Código Penal, especialmente o peculato, a corrupção passiva e ativa, a concussão e a prevaricação.

Palavras-chave: Corrupção; Moralidade Administrativa; Ética Pública; Improbidade Administrativa; Peculato; Estado Democrático de Direito.

 

INTRODUÇÃO

A política, concebida originalmente como instrumento de realização do bem comum, da justiça social e da promoção da cidadania, frequentemente distancia-se de sua finalidade constitucional para converter-se em espaço de disputas patrimonialistas, favorecimentos pessoais e práticas incompatíveis com os princípios da Administração Pública.

A presente reflexão não se insere na lógica da polarização afetiva que divide a sociedade entre direita e esquerda. Independentemente da orientação ideológica, observa-se que inúmeros agentes públicos acabam subordinando o interesse coletivo aos seus projetos individuais, comportando-se como protagonistas de um espetáculo permanente, quando, na realidade, são servidores da população e administradores temporários do patrimônio público.

Mesmo aqueles que ingressam na vida pública revestidos de reconhecida integridade moral muitas vezes sucumbem às estruturas degradadas do sistema político. Ao mergulharem nas águas turvas da política contaminada pela corrupção, transformam-se em personagens de um mesmo espetáculo, verdadeiros trapezistas de um circo institucional cuja plateia é composta por cidadãos cada vez mais descrentes.

O ambiente político, quando dominado pela impunidade e pela ausência de compromisso ético, converte-se em um lamaçal capaz de corroer valores, deformar consciências e destruir reputações. A mentira, a dissimulação, o oportunismo, o fisiologismo, o nepotismo, as fraudes licitatórias, os desvios de recursos públicos, o peculato e inúmeras outras formas de desvio de caráter deixam de ser exceções para assumir preocupante frequência no cotidiano administrativo.

Em contraposição a esse cenário, o ordenamento jurídico brasileiro instituiu robustos mecanismos destinados ao combate à corrupção. O artigo 37 da Constituição Federal estabelece os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência como fundamentos da Administração Pública. Complementam esse sistema a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), a Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013), a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), bem como os crimes previstos nos artigos 312 a 327 do Código Penal, que tipificam condutas como peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, concussão, prevaricação e outros delitos contra a Administração Pública.

Todavia, a existência de um complexo aparato legislativo, por si só, mostra-se insuficiente para eliminar práticas ilícitas quando inexistem efetividade institucional, fiscalização permanente, controle social e compromisso ético dos agentes públicos.

 

CONCLUSÃO

 

Estamos em um período em que muitos políticos promovem uma repentina metamorfose de hábitos. Passam a usar chapéu e botas, tomam caldo de cana na rua, almoçam em bandejões e feiras populares, abraçam os mais pobres, colocam crianças no colo e circulam de ônibus ou bicicleta. Não se trata, necessariamente, de uma mudança de consciência ou de estilo de vida, mas de uma encenação cuidadosamente construída para produzir identificação com o eleitor.

Sob a perspectiva sociológica, essa teatralização do cotidiano revela a política transformada em espetáculo, na qual símbolos de simplicidade e proximidade substituem, muitas vezes, o debate sobre propostas e resultados concretos. O que deveria representar autenticidade converte-se em estratégia de marketing eleitoral: um verdadeiro banquete de hipocrisias, onde a imagem vale mais do que a coerência entre discurso, prática e compromisso público.

A degradação da política não decorre da própria atividade política, indispensável à democracia, mas da deformação moral de indivíduos que transformam o exercício do mandato em instrumento de enriquecimento ilícito, favorecimento pessoal e perpetuação no poder.

Não há ideologia capaz de justificar a corrupção, nem discurso político que legitime o desvio de recursos públicos, o nepotismo, o fisiologismo ou qualquer forma de apropriação indevida da máquina estatal. A corrupção não possui partido, tampouco orientação ideológica; ela constitui uma patologia institucional que compromete o desenvolvimento econômico, enfraquece as instituições democráticas e amplia a desigualdade social.

O fortalecimento do Estado Democrático de Direito exige mais do que leis rigorosas. Requer cidadãos conscientes, instituições independentes, órgãos de controle fortalecidos e representantes comprometidos com a ética republicana. Enquanto a política permanecer contaminada por interesses privados e pela cultura da impunidade, continuará sendo percebida por grande parcela da sociedade como um verdadeiro banquete de horrores, onde princípios são negociados, consciências são corrompidas e a confiança pública é sistematicamente traída.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília, DF: Presidência da República, 1940.

BRASIL. Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010. Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, estabelecendo hipóteses de inelegibilidade (Lei da Ficha Limpa). Brasília, DF: Presidência da República, 2010.

BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. Brasília, DF: Presidência da República, 1992.

BRASIL. Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013. Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira (Lei Anticorrupção). Brasília, DF: Presidência da República, 2013.

BRASIL. Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013. Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova e o procedimento criminal. Brasília, DF: Presidência da República, 2013.

BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Brasília, DF: Presidência da República, 2021.

BRASIL. Lei nº 14.230, de 25 de outubro de 2021. Altera a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa). Brasília, DF: Presidência da República, 2021.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 37. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2024.

FILGUEIRAS, Fernando. Corrupção, Democracia e Legitimidade. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 36. ed. São Paulo: Malheiros, 2023.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2025.

OSÓRIO, Fábio Medina. Improbidade Administrativa. 6. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2023.

TÁCITO, Caio. Temas de Direito Público. Rio de Janeiro: Renovar, diversas edições.

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 06/09/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.