Brasil: a morte moral de uma Nação e o último chamado à consciência
RESUMO
Este ensaio propõe uma reflexão filosófica, política e sociológica acerca da profunda crise ética que atravessa o Brasil contemporâneo. A partir da metáfora da "extrema-unção" — sacramento ministrado aos moribundos —, sustenta-se que a Nação experimenta um processo acelerado de decomposição institucional, cultural e moral. Não se trata da morte geográfica de um território, mas da agonia dos valores que sustentam a República, da corrosão da confiança pública, da banalização da corrupção e da espetacularização da miséria política. Inspirado em pensadores como Aristóteles, Hannah Arendt, Zygmunt Bauman, e outros, o texto investiga as causas do colapso civilizacional e convoca a sociedade a romper o ciclo da indiferença antes que a democracia sucumba definitivamente ao peso de seus próprios vícios.
Palavras-chave: República; Ética; Corrupção; Filosofia Política; Democracia; Crise Moral; Estado; Poder; Brasil; Civilização.
INTRODUÇÃO
Há momentos na história em que as nações deixam de morrer pelas armas e passam a morrer silenciosamente pela ausência de virtudes. Não são os canhões que anunciam o fim de uma civilização, mas o silêncio cúmplice diante da corrupção; não são os exércitos estrangeiros que conquistam um povo, mas a decadência moral daqueles que deveriam defendê-lo.
O Brasil parece caminhar por esse doloroso itinerário. Não porque lhe faltem riquezas naturais, inteligência ou potencial humano, mas porque lentamente se acostumou a transformar o absurdo em rotina, o escândalo em entretenimento e a vergonha em instrumento político.
A corrupção deixou de ser exceção para tornar-se paisagem. O dinheiro público converteu-se em espólio de grupos organizados. O nepotismo tornou-se estratégia administrativa. A mentira transformou-se em método de governo. A vaidade substituiu o compromisso republicano. O espetáculo passou a valer mais que a verdade.
Vivemos a era da superficialidade denunciada por Bauman, na qual tudo se dissolve antes mesmo de criar raízes. As redes sociais converteram-se em tribunais emocionais, enquanto parte da imprensa, da política e das instituições sucumbe aos interesses econômicos, ideológicos ou corporativos.
Perambula-se entre ruínas invisíveis.
A República continua existindo formalmente, mas sua alma parece agonizar.
Somos espectadores do próprio funeral.
Talvez o maior drama brasileiro não seja a existência dos corruptos, mas a naturalização da corrupção. Não seja apenas a presença dos oportunistas, mas a indiferença daqueles que perderam a capacidade de indignar-se.
Uma Nação deixa de existir quando seus cidadãos deixam de acreditar que vale a pena defendê-la.
I – A CRUEL MORTE DE UMA NAÇÃO
As nações não morrem em um único dia.
Morrem lentamente.
Morrem quando a ética deixa de orientar o exercício do poder.
Morrem quando a Justiça deixa de ser percebida como imparcial.
Morrem quando o mérito é substituído pelo apadrinhamento.
Morrem quando o Estado deixa de servir ao povo para servir aos seus administradores.
A morte de uma Nação não é biológica.
É espiritual.
É institucional.
É civilizatória.
Quando Aristóteles ensinava que a finalidade da política era promover o bem comum, advertia implicitamente que toda forma de governo degeneraria caso os governantes passassem a buscar apenas seus interesses particulares.
Séculos depois, Montesquieu afirmaria que a virtude constitui o princípio vital das repúblicas. Sem ela, as leis tornam-se meras formalidades incapazes de conter a corrupção do poder.
Hannah Arendt mostrou que o mal frequentemente nasce da banalização das pequenas concessões éticas. Não são apenas os grandes criminosos que destroem sociedades; são também os cidadãos comuns que aprendem a conviver pacificamente com a injustiça.
O Brasil parece experimentar exatamente esse fenômeno.
Escândalos sucedem escândalos.
Governos sucedem governos.
Promessas sucedem promessas.
E a esperança vai sendo lentamente substituída pelo cinismo coletivo.
A corrupção deixa de indignar.
A mentira deixa de constranger.
A incompetência deixa de surpreender.
Nesse instante, a República entra em estado terminal.
Não há morte mais cruel para uma Nação do que perder sua capacidade de distinguir o certo do conveniente.
II – O PODER COMO IDOLATRIA E OS PECADOS DA POLÍTICA
O poder nunca foi problema.
O problema sempre foi a idolatria do poder.
Desde Maquiavel compreende-se que o exercício do governo envolve escolhas difíceis. Contudo, quando o poder deixa de ser instrumento de serviço e transforma-se em objeto de adoração, nasce uma patologia institucional.
A corrupção torna-se método.
O Estado converte-se em patrimônio privado.
O cidadão transforma-se em mero financiador da máquina pública.
A política deixa de ser vocação para converter-se em profissão de enriquecimento.
Os pecados do poder possuem inúmeras faces:
a vaidade que despreza o povo;
o nepotismo que humilha o mérito;
o clientelismo que compra consciências;
a mentira sistemática;
a manipulação das massas;
o uso do medo como estratégia eleitoral;
a exploração da pobreza como instrumento de perpetuação política.
Nada destrói mais rapidamente uma República do que governantes que amam mais o poder do que a própria Nação.
CONCLUSÃO
Talvez ainda exista tempo.
Mas o tempo das nações não é infinito.
Os povos que sobrevivem são aqueles capazes de reconhecer seus próprios erros antes que a decadência se torne irreversível.
O Brasil não necessita apenas de reformas econômicas, eleitorais ou administrativas.
Necessita de uma reconstrução moral.
Sem ética, nenhuma Constituição será suficiente.
Sem educação para a cidadania, nenhuma democracia permanecerá sólida.
Sem responsabilidade pública, nenhuma riqueza nacional resistirá ao saque permanente.
O verdadeiro inimigo da República não é apenas a corrupção financeira.
É a corrupção das consciências.
É o cidadão que troca princípios por favores.
É o governante que transforma o Estado em propriedade pessoal.
É a sociedade que perde a capacidade de indignar-se diante da injustiça.
Quando um povo passa a considerar normal aquilo que deveria causar vergonha, inicia-se o processo de sepultamento da própria civilização.
Que este texto não seja lido como um discurso de desesperança.
Que seja compreendido como um último toque dos sinos da consciência nacional.
Ainda é possível impedir que o funeral da República seja definitivo.
Ainda é possível ressuscitar os valores da honestidade, da responsabilidade e da dignidade.
Entretanto, toda ressurreição exige arrependimento.
E nenhuma Nação sobrevive quando transforma os pecados do poder em virtudes políticas.
Que a História jamais registre que fomos a geração que assistiu, em silêncio, à extrema-unção moral do Brasil.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar.
BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. São Paulo: Paz e Terra.
HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes.
MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. São Paulo: Martins Fontes.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Martin Claret.