Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

Há paixões que nascem da contemplação. Outras, da ilusão. Assim também ocorre com o Direito Penal.

Nos primeiros semestres da Faculdade de Direito, a disciplina surge como uma verdadeira epopeia intelectual. O estudante é imediatamente seduzido pela grandiosidade de seus conceitos, pela elegância de seus princípios e pela aparente racionalidade de sua arquitetura dogmática. O professor inaugura a jornada apresentando a missão do Direito Penal, seus fundamentos constitucionais e os modernos postulados que lhe conferem legitimidade: proteção exclusiva dos bens jurídicos, intervenção mínima, ofensividade, fragmentariedade, subsidiariedade, proporcionalidade, insignificância, humanidade da pena, entre tantos outros pilares que parecem sustentar um edifício inabalável da Justiça.

Em seguida, inicia-se uma fascinante travessia pelas teorias da norma, da ação, da tipicidade, da ilicitude, da culpabilidade e da pena. O universo da ciência criminal revela-se quase infinito. Desfilam diante dos olhos do acadêmico construções doutrinárias de extraordinária densidade intelectual: a Broken Windows Theory, o garantismo penal, o movimento da Lei e da Ordem, o Direito Penal do Inimigo, a coculpabilidade, o abolicionismo penal, a tipicidade conglobante, o Direito Penal subterrâneo, as velocidades do Direito Penal e inúmeras outras correntes que transformam a sala de aula em um verdadeiro laboratório filosófico-jurídico.

É impossível não se apaixonar.

A dogmática penal exerce um magnetismo quase irresistível. A teoria estratificada do delito encanta, desafia e instiga. Nem mesmo as complexidades da culpabilidade normativa, das teorias finalistas ou funcionalistas conseguem afastar o fascínio daquele que ingressa nesse admirável universo científico. O Direito Penal passa a ocupar o lugar mais elevado entre todas as disciplinas jurídicas, tornando-se, para muitos, um verdadeiro ideal de vida.

Entretanto, a realidade possui o hábito cruel de desfazer as mais belas ilusões.

Logo após a formatura, quando o profissional passa a enfrentar o cotidiano forense, o romantismo cede espaço à perplexidade. O primeiro inquérito policial que lhe chega às mãos frequentemente já carrega uma década de tramitação. Quando finalmente se converte em ação penal, seus autos, envelhecidos pelo tempo, amarelados, corroídos pelo mofo e pela burocracia, parecem representar a própria materialização da lentidão estatal.

O processo penal revela-se moroso, dispendioso, excessivamente formalista e, não raras vezes, incapaz de oferecer respostas tempestivas à sociedade e às vítimas.

A condenação, quando finalmente sobrevém, parece apenas inaugurar uma nova etapa.

Inicia-se, então, um complexo sistema de benefícios legais: progressão de regime, remição da pena, saídas temporárias, livramento condicional, sursis, prisão domiciliar, monitoração eletrônica, indultos, comutações e inúmeras outras formas de flexibilização da execução penal.

Ao operador do Direito, surge inevitavelmente uma inquietação.

Depois de tanto esforço para responsabilizar criminalmente alguém, todo o sistema passa a concentrar energias na antecipação de sua liberdade.

Forma-se um cenário de permanente tensão entre o discurso da repressão e a realidade da execução penal.

Nas unidades prisionais, quase todos se proclamam inocentes. Assaltantes, homicidas, latrocidas, traficantes, sequestradores e integrantes de organizações criminosas frequentemente atribuem suas condenações a supostas injustiças do sistema.

Aquele Direito Penal que outrora parecia majestoso começa lentamente a revelar suas profundas contradições.

O encanto transforma-se em desencanto.

O ideal converte-se em desencanto institucional.

O que antes parecia uma ciência destinada à proteção da sociedade passa, aos olhos de muitos operadores, a revelar múltiplas fraturas estruturais, contradições normativas e profundas crises de legitimidade.

É exatamente nesse ponto que surge a metáfora.

Os primeiros contatos com o Direito Penal assemelham-se à primeira viagem à magnífica cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

Tudo encanta.

Tudo emociona.

Tudo parece perfeito.

As montanhas desenham um horizonte quase celestial. O pórtico bávaro anuncia uma experiência inesquecível. As hortênsias colorem a paisagem como se a natureza tivesse decidido pintar o mundo com delicadeza. Os chalés alpinos, os chocolates artesanais, as luzes, os jardins, os lagos, os pinheiros, as cascatas, o aroma da madeira e do inverno transformam a cidade numa verdadeira poesia arquitetônica.

Cada rua parece cuidadosamente desenhada para despertar emoções.

Cada curva revela um novo espetáculo.

Cada amanhecer oferece um cenário diferente.

Gramado não é apenas uma cidade.

É uma experiência sensorial.

É um estado de espírito.

É uma celebração permanente da beleza.

Influenciada pela imigração alemã e italiana, a cidade construiu uma identidade singular, combinando elegância europeia com hospitalidade brasileira. O Lago Negro repousa serenamente como um espelho da tranquilidade humana. Seus pedalinhos deslizam lentamente sobre águas silenciosas, enquanto visitantes caminham sem pressa pelas margens arborizadas.

Ali, o tempo parece suspender-se.

As preocupações desaparecem.

A alma reencontra sua paz.

Como não recordar, nesse instante, o jovem estudante de Direito de 1991 — o Menino do Mucuri — que descobria maravilhado as monumentais construções dogmáticas produzidas por mestres alemães, italianos e espanhóis?

A memória ressurge como uma fotografia viva.

O coração volta a pulsar.

Os sonhos permanecem intactos.

Mais adiante, já em Canela, ergue-se majestosamente a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes.

Seu templo aponta para o céu como um convite silencioso à transcendência.

Ali, a arquitetura dialoga com a espiritualidade.

Os vitrais conversam com a luz.

Os sinos parecem anunciar que ainda existem espaços onde a esperança resiste ao caos do mundo contemporâneo.

Enquanto isso, fora daqueles templos, a sociedade continua marcada pelo crescimento da intolerância, da polarização, da violência, do individualismo exacerbado, da corrupção sistêmica e da perda gradual dos valores éticos que sustentam a convivência humana.

Quando o homem abandona a Justiça, inevitavelmente aproxima-se da barbárie.

Quando abandona Deus, frequentemente perde também o sentido da própria dignidade.

É exatamente por isso que Gramado e Canela representam muito mais do que destinos turísticos.

São metáforas.

Representam a beleza que permanece verdadeira.

Representam a harmonia que resiste ao tempo.

Representam aquilo que o Direito Penal prometeu ser e, infelizmente, tantas vezes não conseguiu concretizar.

Pode-se afirmar, portanto, que os primeiros estudos da ciência criminal guardam profunda semelhança com os encantos de Gramado e com a espiritualidade de Canela.

Ambos seduzem.

Ambos despertam sonhos.

Ambos alimentam expectativas.

Todavia, enquanto Gramado continua extraordinariamente bela tanto na imaginação quanto na realidade, o Direito Penal frequentemente revela um contraste doloroso entre sua sofisticada construção teórica e sua difícil concretização prática.

A dogmática penal permanece esplêndida.

A realidade forense, entretanto, frequentemente decepciona.

Eis o grande paradoxo.

Gramado jamais trai suas promessas.

O Direito Penal, infelizmente, muitas vezes trai seus próprios fundamentos.

Talvez por isso a beleza luminosa da Serra Gaúcha exerça um efeito quase terapêutico sobre aqueles que convivem diariamente com os dramas humanos produzidos pela violência, pela criminalidade e pelas imperfeições do sistema de Justiça.

Enquanto Gramado cura a alma pela contemplação da beleza, o Direito Penal, quando divorciado da Justiça, da proporcionalidade, da humanidade e da ética, transforma-se em um instrumento de poder que, não raras vezes, estigmatiza, destrói destinos e alimenta arbitrariedades.

E o maior perigo reside justamente quando determinados agentes públicos passam a acreditar que ocupam o lugar reservado à própria Justiça, confundindo autoridade com infalibilidade, poder com sabedoria e jurisdição com divindade.

Nenhum homem foi investido do atributo da onisciência.

Nenhum magistrado, promotor, delegado, advogado ou julgador possui a condição dos deuses.

A verdadeira Justiça floresce na humildade institucional, na observância rigorosa da Constituição, no respeito incondicional à dignidade da pessoa humana e na permanente consciência de que o Direito existe para servir ao homem, jamais para subjugá-lo.

Assim, se o Direito Penal deseja reencontrar a grandeza prometida em suas primeiras páginas, deverá voltar seus olhos menos para o fascínio do poder punitivo e mais para a grandeza da Justiça. Somente então poderá recuperar a beleza que um dia encantou o jovem estudante do Vale do Mucuri, cuja paixão pela ciência criminal nasceu nos livros, amadureceu na realidade e permanece viva na inabalável esperança de que o Direito jamais deixe de ser, antes de tudo, um instrumento de civilização, liberdade e humanidade.

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 04/08/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.