Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

ENTRE A NORMA E O ABISMO SOCIAL

Há momentos na história de um povo em que os números deixam de ser estatísticas e passam a ser epitáfios. O Brasil, gigante em território e potencial humano, revela-se, paradoxalmente, diminuto quando confrontado com suas próprias sombras. A violência contra a mulher, longe de ser um fenômeno episódico, tornou-se um sintoma estrutural — uma doença social enraizada na cultura, alimentada pela omissão coletiva e travestida de normalidade.

Sob a lente da sociologia, não se trata apenas de crimes isolados, mas de um padrão reiterado de dominação, herdado de uma formação histórica marcada pelo patriarcalismo, pela desigualdade e pela banalização da dignidade feminina. À luz da filosofia, evidencia-se o fracasso ético de uma sociedade que legisla com vigor, mas sente com indiferença; que produz normas com sofisticação, mas tolera a barbárie no cotidiano.

É nesse cenário que o Brasil se apresenta ao mundo: não como promessa de civilização, mas como palco de contradições profundas, onde a lei grita, mas a realidade insiste em não ouvir.

BRASIL: UMA VERGONHA NACIONAL

Dados oficiais divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública expõem uma realidade que envergonha e alarma. Não bastassem os persistentes índices de corrupção que corroem as estruturas do Estado, o país assiste, mais uma vez, ao avanço brutal da violência contra a mulher.

Os números são estarrecedores: o primeiro trimestre de 2026 registrou 399 vítimas de feminicídio — uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. Trata-se do maior índice já observado para esse período em toda a série histórica dos últimos 11 anos. Em comparação com 2025, houve um aumento de 7,5%, evidenciando não apenas a continuidade, mas o agravamento do problema.

A contradição é cruel. O Brasil ostenta uma das legislações mais avançadas do mundo no enfrentamento à violência de gênero, sendo reconhecido internacionalmente — figurando entre as mais completas, atrás apenas de países como Chile e Espanha. Contudo, simultaneamente, ocupa a vergonhosa posição de um dos países que mais matam mulheres no planeta.

Essa dissonância revela uma verdade incômoda: a lei, por si só, não transforma a realidade. O Direito, enquanto instrumento de coação, encontra limites quando confrontado com uma cultura que naturaliza a violência, que silencia vítimas e que, muitas vezes, protege agressores por meio de estruturas simbólicas e sociais profundamente arraigadas.

O Brasil acumulou compromissos internacionais, aderiu a tratados e convenções de proteção aos direitos da mulher, endureceu penas — chegando a prever até 40 anos de prisão para o crime de feminicídio. Multiplicam-se leis, projetos e reformas. No entanto, a eficácia dessas medidas esbarra em um obstáculo maior: a ausência de transformação cultural.

Discute-se, por exemplo, a equiparação da misoginia ao racismo — proposta que, embora relevante, tem gerado divisões e intensificado a polarização social. Paralelamente, tramita o Projeto de Lei nº 3.257/2019, que propõe a inclusão do artigo 12-C na Lei Maria da Penha, determinando o afastamento imediato do agressor diante de risco iminente à mulher ou a seus dependentes. Medidas importantes, sem dúvida — mas ainda insuficientes diante da magnitude do problema.

A grande falha reside na crença de que o papel escrito tem força suficiente para conter impulsos moldados por séculos de desigualdade. A norma existe, mas a consciência coletiva permanece atrasada.

CONCLUSÃO — O GRITO QUE ECOA ALÉM DAS LEIS

O Brasil não sofre apenas de um déficit legislativo — sofre de um colapso moral. A cada mulher assassinada, não é apenas uma vida que se perde, mas um fragmento da própria humanidade nacional que se dissolve no silêncio cúmplice.

Enquanto a sociedade continuar tratando a violência contra a mulher como estatística e não como tragédia, enquanto lares forem territórios de medo e não de proteção, enquanto a cultura insistir em relativizar o inaceitável, nenhuma lei será suficientemente forte.

É preciso mais do que códigos, decretos e sanções. É necessário reconstruir consciências. Educar para o respeito. Desnaturalizar a violência. Romper com o ciclo histórico de dominação.

Porque uma nação que não protege suas mulheres não merece ser chamada de civilizada.

E assim, entre leis perfeitas e realidades imperfeitas, o Brasil segue sangrando — não por falta de normas, mas pela ausência de humanidade.

Até quando?

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 05/05/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.