Por Jeferson Botelho
Professor de Direito Penal e de Processo Penal.
Especialização em Combate à Corrupção, Crime Organizado e Antiterrorismo pela Universidade de Salamanca – Espanha
Escritor e autor de obras jurídicas. Advogado em Minas Gerais.
A política, em sua essência mais crua, assemelha-se a uma caixa d’água de 500 litros, historicamente ocupada por resíduos de práticas degradantes, vícios estruturais e interesses que obscurecem o bem comum.
No plano filosófico, ela revela uma verdade incômoda: o poder não é, por si só, corrupto — ele apenas amplifica a qualidade moral daqueles que o ocupam. Se a fonte é turva, o fluxo será turvo; se a origem se purifica, a corrente também se eleva. A sociedade, portanto, não é espectadora, mas autora da qualidade da água que consome.
No plano jurídico, essa metáfora encontra eco nos pilares do Estado Democrático de Direito. A Constituição não é um ornamento — é um sistema de filtragem institucional. Princípios como legalidade, moralidade e probidade administrativa funcionam como mecanismos de depuração contínua. Contudo, tais instrumentos só se efetivam quando há participação ativa, controle social e vigilância cidadã. Sem isso, a norma se torna letra morta, incapaz de impedir a contaminação sistêmica.
Já no plano épico, ergue-se a imagem da coletividade como força transformadora. Cada ato de consciência, cada voto responsável, cada denúncia corajosa é como um balde de água limpa lançado na estrutura corrompida. E quando a sociedade insiste — quando não se cala, quando não se curva — a caixa transborda. E ao transbordar, expulsa o que é podre, substituindo a estagnação pela renovação.
Assim, não há milagre na purificação da política — há persistência.
Não há redenção súbita — há acúmulo de virtudes.
E talvez, apenas talvez, quando a água limpa for mais abundante que a suja, possamos enfim beber de uma fonte digna do povo que a construiu.