Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

RESUMO

 

A violência contra a mulher permanece como uma das mais graves e persistentes mazelas sociais do século XXI, revelando não apenas a brutalidade individual de agressores, mas também as insuficiências estruturais do Estado, das políticas públicas e da cultura social brasileira. A partir de dados divulgados em reportagem especial da Rádio Itatiaia, em 27 de abril, demonstrando aproximadamente 500 mil registros de violência contra mulheres em Minas Gerais ao longo de quinze anos, percebe-se a profundidade de um fenômeno que transcende estatísticas e invade lares, corpos, mentes e gerações.

O presente estudo propõe uma análise técnico-jurídica, filosófica e crítica da violência doméstica e familiar contra a mulher, examinando os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, os avanços legislativos promovidos pela Lei Maria da Penha e diplomas correlatos, bem como os obstáculos impostos por gestões públicas narcisistas, vaidosas e ineficientes. Discute-se, ainda, a necessidade de transformação cultural, fortalecimento institucional, educação humanista e responsabilização rigorosa dos agressores.

Mais que um problema criminal, a violência doméstica é crise civilizatória. Onde a mulher é ferida, a República adoece. Onde a mulher é silenciada, a democracia enfraquece. Onde a mulher morre, a humanidade fracassa.

Palavras-chave: violência doméstica; mulher; Lei Maria da Penha; feminicídio; tratados internacionais; políticas públicas; Minas Gerais; direitos humanos.

 

INTRODUÇÃO

 

A história da humanidade pode ser medida pelo modo como trata suas mulheres. Sociedades que as protegem florescem; civilizações que as humilham apodrecem em sua própria arrogância. No Brasil, entretanto, ainda persiste uma dolorosa contradição: enquanto se proclamam direitos em tribunas e textos legais, milhares de mulheres continuam sendo espancadas, ameaçadas, perseguidas, violentadas e assassinadas dentro dos próprios lares.

A reportagem especial divulgada pela Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, com assinatura dos jornalistas Bernardo Estillac, Larissa Ricci e Rômulo Ávila, apresenta um contundente diagnóstico da violência contra a mulher em Minas Gerais. Os dados indicam cerca de 500 mil atendimentos relacionados à violência no sistema de saúde ao longo de quinze anos, com predominância de vítimas negras e pardas e incidência superior a 70% dos casos dentro da residência familiar.

 

Esses números revelam que o lar, que deveria ser santuário de proteção, muitas vezes converte-se em palco de terror. Revelam também que a mera existência de leis não basta quando falta efetividade, prevenção, educação e gestão séria.

Assim, o presente texto busca refletir sobre a violência doméstica sob múltiplos prismas: jurídico, internacional, social, político e filosófico, apontando caminhos para que o Brasil deixe de administrar tragédias e passe, finalmente, a preveni-las.

 

1. COMPROMISSOS INTERNACIONAIS DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

O combate à violência contra a mulher não é simples opção legislativa: trata-se de dever jurídico internacional assumido pelo Estado brasileiro.

Entre os principais instrumentos normativos destacam-se:

 

a) Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) – ONU, 1979

Estabeleceu obrigações concretas aos Estados para eliminar discriminações estruturais e promover igualdade material entre homens e mulheres.

 

b) Convenção Interamericana de Belém do Pará – OEA, 1994

Marco continental no enfrentamento da violência de gênero, definiu que toda mulher tem direito a uma vida livre de violência, no espaço público e privado.

 

c) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Ao afirmar a dignidade humana universal, oferece base axiológica para toda proteção contra violência de gênero.

 

d) Agenda 2030 da ONU – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5

Busca alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Esses compromissos internacionais influenciaram diretamente a criação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), cuja parte introdutória menciona expressamente tratados internacionais. Portanto, combater a violência doméstica não é favor político: é obrigação constitucional e internacional.

 

2. GESTORES NARCISISTAS E AGENTES EFETIVOS: QUANDO A VAIDADE MATA POLÍTICAS PÚBLICAS

 

Há uma diferença abissal entre administrar e aparecer. Entre governar e performar. Entre servir e posar.

Gestores narcisistas concentram energia em marketing, redes sociais, slogans e culto à personalidade. Valorizam a estética do poder, mas desprezam sua substância. Sob tais administrações, programas de acolhimento são abandonados, delegacias especializadas carecem de estrutura, casas-abrigo inexistem, equipes multidisciplinares são desmontadas e servidores efetivos são invisibilizados.

Enquanto isso, os agentes públicos efetivos — policiais, assistentes sociais, psicólogos, promotores, defensores, professores, enfermeiros, médicos e magistrados — sustentam silenciosamente a engrenagem estatal.

A violência contra a mulher exige políticas permanentes, não pirotecnia institucional. Exige orçamento, inteligência de dados, integração de sistemas, formação continuada e respeito ao servidor técnico.

Quando o ego governa, a vítima paga a conta.

 

3. SINOPSE CRÍTICA CONTEXTUAL

 

O Brasil orgulha-se de possuir legislação reconhecida internacionalmente, porém convive com índices alarmantes de feminicídio e agressões reiteradas.

Essa contradição expõe cinco fraturas centrais:

 

a) Cultura patriarcal persistente

Ainda sobrevive a mentalidade de posse masculina sobre a mulher.

 

b) Subnotificação histórica

Muitas vítimas silenciam por medo, dependência econômica ou descrença institucional.

 

c) Fragmentação estatal

Saúde, segurança, assistência social e justiça frequentemente operam sem integração.

 

 

d) Politização vazia

Debates ideológicos substituem soluções técnicas.

 

e) Educação insuficiente

Sem formação ética nas escolas e famílias, reproduzem-se padrões violentos.

A violência doméstica não nasce no momento da agressão física. Ela germina no ciúme possessivo romantizado, na humilhação tolerada, no controle naturalizado, no silêncio cúmplice e na impunidade recorrente.

 

4. REFLEXÕES FINAIS

 

Não basta celebrar leis. É preciso fazê-las viver.

Não basta inaugurar campanhas coloridas. É preciso abrir portas reais de proteção.

Não basta discursar em datas simbólicas. É preciso garantir orçamento, acolhimento, investigação célere e punição proporcional.

A mulher não é apêndice do homem. Não é objeto afetivo. Não é patrimônio doméstico. Não é território de domínio. A mulher é centro de dignidade, inteligência, sensibilidade, força produtiva e continuidade civilizatória.

Onde uma mulher teme voltar para casa, o Estado fracassou.

Onde uma mulher é espancada e ninguém intervém, a sociedade fracassou.

Onde uma mulher é assassinada por ser mulher, a humanidade fracassou.

Minas Gerais, terra de montanhas altivas e história grandiosa, não pode conviver com vales de sofrimento invisível.

Urge que a sociedade brasileira desperte antes que o silêncio se converta em cumplicidade e a omissão se torne sentença. Não se combate a violência contra a mulher apenas com discursos inflamados, slogans passageiros ou batalhas virtuais travadas por vaidades políticas. Combate-se com coragem institucional, educação transformadora, justiça célere, políticas públicas sérias e uma profunda reconstrução moral da consciência coletiva. Enquanto alguns disputam curtidas, milhares de mulheres disputam a própria sobrevivência dentro de lares transformados em trincheiras de medo.

Não basta exibir leis modernas ao mundo se, dentro das fronteiras nacionais, ainda ecoam gritos abafados por paredes cúmplices. Não basta celebrar estatísticas normativas quando o sangue feminino ainda mancha a dignidade do país. A verdadeira grandeza de uma nação não se mede pelo brilho de seus textos legais, mas pela capacidade de proteger suas filhas, mães, esposas, irmãs e trabalhadoras da brutalidade cotidiana.

 

É tempo de romper com a cultura que romantiza o controle, naturaliza o abuso e educa homens para a posse, e não para o respeito. É tempo de sepultar lideranças ocas, gestores narcísicos e oportunistas que transformam tragédias humanas em palanque eleitoral. O Brasil não precisa de fabricantes de discórdia, mas de construtores de paz social; não precisa de semeadores de ódio, mas de agentes públicos comprometidos com a vida.

Cada mulher violentada representa uma derrota civilizatória. Cada feminicídio é o funeral de parte da alma nacional. E cada gesto de indiferença fortalece o agressor.

Que se erga, pois, uma nova consciência pública: firme, ética e inegociável. Que os homens aprendam que respeito não é favor, é dever. Que o Estado compreenda que proteger mulheres não é propaganda, é obrigação constitucional. E que a sociedade inteira declare, em uníssono e sem recuo: nenhuma mulher a menos, nenhum direito a menos, nenhuma violência tolerada. Porque onde a mulher sangra, a humanidade adoece; e onde a mulher floresce, a nação renasce. Urge substituir gestores de espelho por líderes de substância. Urge trocar propaganda por política pública. Urge educar meninos para o respeito e homens para a responsabilidade.

A verdadeira grandeza de uma nação não se mede por PIB, prédios ou discursos. Mede-se pela segurança com que suas mulheres caminham, vivem, sonham e envelhecem.

Basta de violência.

Basta de covardia.

Basta de omissão.

Defender a mulher é defender o futuro.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha.

BRASIL. Código Penal Brasileiro. Decreto-Lei nº 2.848/1940.

BRASIL. Código de Processo Penal. Decreto-Lei nº 3.689/1941.

BRASIL. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210/1984.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW), 1979.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Belém do Pará), 1994.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

RÁDIO ITATIAIA. Raio-X da violência contra a mulher em Minas Gerais. Belo Horizonte, 27 abr. 2026.

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 27/04/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.