Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

O Último Reduto da República: combater a corrupção ou sucumbir ao caos

 

Combater a corrupção, no Brasil, não é apenas um imperativo jurídico — é um ato de sobrevivência nacional, um clamor ético que ecoa nos alicerces da República e desafia a própria ideia de civilização. A corrupção, essa chaga persistente, corrói não apenas os cofres públicos, mas a confiança do povo, dilacera a esperança coletiva e enfraquece os pilares da governança democrática.

Nesse cenário de inquietação moral, o Brasil firmou compromisso com a comunidade internacional ao ratificar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, por meio do Decreto nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006. Trata-se de mais que um tratado: é um pacto civilizatório, uma promessa solene de que a República não se curvará à corrupção sistêmica. A Convenção de Mérida estabelece diretrizes universais para a prevenção, criminalização e repressão dos atos corruptos, convocando as nações a edificarem estruturas de transparência, integridade e cooperação internacional.

Ao internalizar esse compromisso, o Brasil assumiu o dever de erigir mecanismos sólidos de controle — tanto internos quanto externos —, de punir com rigor os desvios éticos e de fomentar a vigilância cidadã como instrumento de defesa da coisa pública. Não se trata apenas de normas frias, mas de um chamado à consciência coletiva. Criminalizar práticas como o suborno, o peculato e o enriquecimento ilícito é apenas o primeiro passo; o verdadeiro desafio reside em transformar a cultura institucional, iluminando os espaços outrora tomados pela sombra da impunidade.

A transparência na gestão pública, por sua vez, emerge como farol republicano, enquanto a responsabilização de empresas envolvidas em esquemas ilícitos reafirma que ninguém — absolutamente ninguém — está acima da lei. A cooperação internacional, nesse contexto, torna-se espada e escudo: permite o intercâmbio de informações, a persecução transnacional do crime e a recuperação de ativos que, outrora, escapavam pelas fronteiras da impunidade.

Ao longo dos anos, o Brasil avançou em seu arcabouço normativo, erguendo instrumentos como a Lei da Ficha Limpa e a Lei Anticorrupção, além de promover investigações que revelaram as entranhas de esquemas sofisticados de desvio de recursos públicos. Contudo, a jornada está longe de seu termo. Persistem as amarras da morosidade judicial, os espectros da impunidade e as indevidas influências políticas que, por vezes, contaminam os órgãos de controle.

Cumprir, em sua plenitude, os desígnios da Convenção de Mérida exige mais do que leis — exige coragem institucional, independência dos órgãos fiscalizadores e uma sociedade desperta, que não se curve ao cansaço moral. É necessário que o combate à corrupção deixe de ser apenas discurso e se torne prática cotidiana, quase um dever cívico visceral.

No fim, resta uma verdade incontornável: ou o Brasil enfrenta a corrupção com a força de seus ideais republicanos, ou continuará refém de um sistema que devora o seu próprio futuro. Combater a corrupção é, portanto, mais que uma escolha política — é um ato de resistência, um gesto de dignidade e a última trincheira de um povo que ainda insiste em acreditar na justiça.

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 20/03/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.