Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

A TEORIA DOS AVESTRUZES E A CEGUEIRA DELIBERADA NA GESTÃO PÚBLICA: patrimonialismo, corrupção e a crise ética do Estado brasileiro

 

Resumo

 

O presente artigo analisa criticamente o fenômeno denominado “teoria dos avestruzes” ou “cegueira deliberada” aplicado à gestão pública contemporânea, especialmente em contextos marcados pela permanência de práticas patrimonialistas. A partir das reflexões do professor Jéferson Botelho, discute-se a persistência histórica da confusão entre o público e o privado, que favorece práticas como clientelismo, nepotismo e corrupção estrutural. O estudo apresenta uma contextualização crítica do patrimonialismo na administração pública brasileira, examina a teoria da cegueira deliberada no âmbito jurídico e analisa suas implicações na responsabilização de agentes públicos que optam por ignorar irregularidades evidentes. Conclui-se que a recusa deliberada em reconhecer práticas ilícitas constitui uma grave patologia institucional, que enfraquece o Estado Democrático de Direito e compromete os fundamentos éticos da gestão pública.

Palavras-chave: patrimonialismo; cegueira deliberada; corrupção; administração pública; ética institucional; responsabilização jurídica.

 

1 Notas introdutórias

 

A história política e administrativa brasileira é marcada por um fenômeno recorrente: a persistência de estruturas patrimonialistas na condução do Estado. Mesmo após a consolidação do modelo republicano e a institucionalização de mecanismos constitucionais de controle, observa-se, em determinadas circunstâncias, a reedição de práticas que confundem interesses públicos e privados.

Nesse cenário, emerge a metáfora da “teoria dos avestruzes”, expressão popular que traduz, no plano jurídico, o conceito da cegueira deliberada. Trata-se da conduta daquele que, podendo conhecer a realidade dos fatos, opta por ignorá-los conscientemente, criando uma espécie de blindagem psicológica e institucional diante da ilicitude.

A reflexão proposta pelo professor Jéferson Botelho apresenta forte densidade crítica ao denunciar a presença dessa postura no âmbito da gestão pública, onde agentes investidos de autoridade deixam de agir diante de práticas incompatíveis com os princípios republicanos. Mais do que simples omissão, trata-se de uma postura deliberada de negação da realidade.

Assim, o presente estudo busca analisar os contornos jurídicos, políticos e éticos desse fenômeno, situando-o no contexto das patologias institucionais que desafiam o Estado brasileiro.

 

2 Sinopse crítica contextual: patrimonialismo e retrocesso institucional

 

O patrimonialismo constitui uma das matrizes históricas da administração pública brasileira. No modelo patrimonialista, não existe uma separação clara entre o patrimônio do governante e o patrimônio do Estado. O poder público torna-se, assim, instrumento de satisfação de interesses privados.

Essa realidade foi amplamente analisada pela sociologia política brasileira, que identificou no patrimonialismo uma herança estrutural da formação estatal. Mesmo com a modernização administrativa e a introdução de princípios como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos na Constituição, as práticas patrimonialistas não desapareceram completamente.

Em determinadas regiões e contextos institucionais, observa-se a reconfiguração dessas práticas por meio de:

• clientelismo político;

• nepotismo institucionalizado;

• corrupção administrativa;

• apropriação simbólica do Estado por grupos de poder.

 

É nesse ambiente que a chamada teoria dos avestruzes encontra terreno fértil. A metáfora do avestruz — que supostamente esconde a cabeça na areia para não ver o perigo — representa a atitude de gestores que preferem ignorar irregularidades evidentes.

A crítica apresentada por Jéferson Botelho revela um fenômeno particularmente perigoso: a construção de narrativas ilusórias que tentam mascarar a realidade institucional. Gestores transformam promessas em espetáculo político, vendem ilusões e alimentam discursos que contrastam profundamente com a realidade administrativa.

O resultado é a consolidação de uma indústria da fantasia política, na qual a aparência de eficiência substitui a efetiva responsabilidade pública.

 

3 A teoria da cegueira deliberada no Direito

 

No campo jurídico, a chamada cegueira deliberada (willful blindness) possui relevante aplicação no direito penal contemporâneo. Trata-se de uma construção doutrinária que permite responsabilizar o agente que, deliberadamente, evita tomar conhecimento de fatos que indicam a prática de ilícitos.

Em termos dogmáticos, a teoria busca impedir que indivíduos se beneficiem da própria ignorância intencional.

A lógica é simples: quem tem o dever de saber e deliberadamente evita saber, não pode invocar ignorância como escudo jurídico. Essa teoria tem sido amplamente utilizada em casos relacionados a:

• lavagem de dinheiro;

• crimes financeiros;

• corrupção;

• crimes empresariais.

 

No âmbito da administração pública, sua relevância torna-se ainda mais evidente. Autoridades investidas de poder decisório possuem dever jurídico de vigilância e controle. Quando optam por ignorar irregularidades evidentes, incorrem em uma forma sofisticada de omissão consciente.

A cegueira deliberada, portanto, não representa simples negligência. Trata-se de uma postura ativa de autoengano institucional, frequentemente utilizada para preservar estruturas de poder ou proteger interesses particulares.

 

4 A patologia moral da cegueira institucional

 

O texto de Jéferson Botelho introduz uma dimensão moral particularmente contundente ao descrever os atores que perpetuam esse sistema. A crítica não se limita ao plano jurídico, alcançando também o campo ético e político.

A presença de indivíduos que alimentam narrativas falsas, bajulam estruturas de poder e naturalizam práticas ilegítimas revela uma degeneração profunda da cultura institucional.

Esses agentes funcionam como operadores simbólicos do retrocesso, reproduzindo discursos que mascaram a realidade e impedem o enfrentamento dos problemas estruturais do Estado. A manutenção desse ambiente gera consequências graves:

• enfraquecimento das instituições democráticas;

• deslegitimação do poder público;

• descrédito da sociedade nas estruturas estatais;

• perpetuação de ciclos de corrupção.

 

Quando a cegueira deliberada se transforma em prática institucionalizada, instala-se aquilo que se pode denominar normalização do absurdo administrativo. Nesse contexto, o silêncio deixa de ser neutralidade e passa a representar cumplicidade.

 

5 Reflexões finais

 

A chamada teoria dos avestruzes, quando aplicada à gestão pública, revela muito mais do que uma metáfora crítica. Ela expõe uma das mais graves deformações do Estado contemporâneo: a escolha deliberada de não enxergar aquilo que compromete a integridade institucional.

A cegueira deliberada representa a negação consciente da responsabilidade pública. É o momento em que gestores preferem proteger estruturas de poder, preservar conveniências políticas ou alimentar ilusões administrativas, em vez de enfrentar a realidade com coragem republicana.

Um Estado que tolera essa postura abre caminho para a corrosão de seus próprios fundamentos. A democracia não se sustenta apenas por meio de normas jurídicas; ela depende, sobretudo, da integridade moral de seus agentes e da vigilância permanente da sociedade.

Ignorar a corrupção, o clientelismo ou o patrimonialismo não os faz desaparecer. Pelo contrário: fortalece-os.

Por isso, diante das sombras do patrimonialismo e das tentações da cegueira deliberada, impõe-se uma escolha civilizatória: ou o Estado enxerga a verdade e se reforma, ou continuará condenado a repetir os mesmos ciclos históricos de degradação institucional.

Nesse sentido, a chamada teoria dos avestruzes, quando transportada para o universo da gestão pública, revela uma das mais inquietantes deformações do Estado contemporâneo: a escolha consciente de não enxergar aquilo que ameaça a integridade institucional. Trata-se de uma cegueira deliberada que não nasce da ignorância, mas da conveniência; não surge da ausência de conhecimento, mas da recusa calculada em reconhecer aquilo que é evidente.

Nesse cenário, a manifestação mais grotesca e socialmente ofensiva dessa teoria talvez se revele no nepotismo institucionalizado — prática que, apesar de reiteradamente criticada pela doutrina e pela sociedade, insiste em sobreviver sob múltiplas roupagens jurídicas. Trata-se daquele nepotismo nojento, que consiste na nomeação de cônjuges, namorados, companheiros ou parentes próximos para cargos públicos estratégicos, muitas vezes legitimado por interpretações complacentes e por construções jurisprudenciais que procuram contornar o espírito republicano da moralidade administrativa.

A ironia institucional é ainda mais perturbadora quando tais práticas encontram abrigo sob a chancela de entendimentos de tribunais superiores, que, não raramente, convivem com situações semelhantes em suas próprias estruturas administrativas. Assim, aquilo que deveria ser exceção transforma-se em precedente; aquilo que deveria ser combatido converte-se em prática tolerada; e aquilo que deveria representar o exemplo moral da República passa a reproduzir, de forma simbólica, o mesmo modelo de apropriação privada da coisa pública que a Constituição buscou extirpar.

A cegueira deliberada, nesse contexto, não é apenas um mecanismo psicológico de autoproteção institucional. Ela se transforma em instrumento de perpetuação do patrimonialismo, permitindo que velhas práticas coloniais sobrevivam sob o verniz de uma legalidade formal.

Um Estado que aceita essa distorção corre o risco de converter a moralidade administrativa em mera retórica constitucional. E quando a moralidade se transforma apenas em discurso, a República perde uma parte essencial de sua alma.

Por isso, diante das sombras do patrimonialismo e da complacência institucional, impõe-se uma advertência histórica: a democracia não sucumbe apenas por golpes visíveis, mas também pela lenta corrosão ética promovida pela normalização do absurdo.

Ignorar essa realidade é repetir o gesto simbólico do avestruz. E quando a República inteira decide esconder a cabeça na areia, não é apenas a verdade que desaparece — é o próprio futuro das instituições que passa a correr perigo.

 

Referências bibliográficas

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Lei de Improbidade Administrativa.

BRASIL. Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013. Lei Anticorrupção Empresarial.

BRASIL. Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016. Estatuto Jurídico das Empresas Estatais.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas.

 

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros.

SUTHERLAND, Edwin. White Collar Crime. New York: Holt, Rinehart and Winston.

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 09/03/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.