Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

O Império dos Espelhos: Narcisismo Patológico e a Falência Moral do Estado Brasileiro

 

Resumo

 

O presente artigo propõe uma reflexão crítica, filosófica e jurídica acerca da ascensão do narcisismo patológico na esfera pública brasileira, fenômeno que se manifesta na exacerbação da vaidade institucional, na espetacularização das funções estatais e na negligência com os deveres constitucionais fundamentais. Enquanto a retórica se ocupa de superficialidades, multiplicam-se escândalos envolvendo desvio de recursos públicos, penduricalhos remuneratórios e manipulação midiática. À luz da Constituição Federal de 1988, da Convenção de Mérida e da legislação infraconstitucional de combate à corrupção, analisa-se o descompasso entre o dever-ser republicano e a prática narcisista que corrói a moralidade administrativa. Conclui-se pela necessidade urgente de resgatar a ética pública como fundamento ontológico do Estado Democrático de Direito.

Palavras-chave: Narcisismo institucional; Moralidade administrativa; Corrupção; Vaidade pública; Constituição de 1988; Improbidade administrativa; Ética republicana.

 

INTRODUÇÃO

 

O Brasil vive um tempo paradoxal. Enquanto as instituições deveriam se ocupar da concretização dos direitos fundamentais e da preservação da moralidade administrativa, parte de seus agentes parece mais preocupada com a estética da pronúncia de um fonema do que com a ética da gestão pública.

Discute-se se “rubrica” é paroxítona ou proparoxítona; enquanto isso, recordes vergonhosos são batidos em escândalos de corrupção. O debate semântico ocupa palcos luminosos, ao passo que a tragédia do desvio do erário público se desenrola nos bastidores escuros da República.

Os penduricalhos remuneratórios erguem-se como torres de marfim; as redes sociais transformam-se em vitrines de autopromoção; as mídias institucionais, por vezes cabotinas, convertem-se em oceanos de autopropaganda. A vaidade pública, inflada por algoritmos e curtidas, transforma a função estatal em espetáculo.

É nesse cenário que emerge o Brasil dos narcisistas patológicos — não como metáfora clínica, mas como diagnóstico político-filosófico de um Estado que, em vez de servir, busca ser servido; em vez de agir com sobriedade republicana, exibe-se como se estivesse em desfile permanente.

 

OS FAMINTOS NARCISISTAS POR HOLOFOTES

 

Há, na contemporaneidade, uma fome que não é de pão, mas de luz. Não é miséria material; é indigência moral.

Os famintos por holofotes são aqueles que transformam cargos públicos em palcos; que confundem dever com performance; que substituem a discrição republicana pela teatralidade midiática. São personagens que vivem da própria imagem, nutrindo-se da visibilidade e da autopromoção.

No plano psicológico, o narcisismo patológico caracteriza-se pela necessidade incessante de admiração. No plano institucional, manifesta-se na produção artificial de feitos, na criação de narrativas heroicas sobre atos ordinários e na espetacularização de atividades que deveriam ser silenciosamente eficientes.

A Constituição da República — Constituição Federal de 1988 — estabelece, em seu art. 37, que a Administração Pública obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O princípio da impessoalidade é, por excelência, antídoto contra o narcisismo estatal. O agente não age em nome próprio; age em nome do Estado.

Quando a publicidade se converte em autopromoção, rompe-se o equilíbrio constitucional. A publicidade é instrumento de transparência, não vitrine de vaidades. A eficiência é critério de resultado, não roteiro de marketing.

Enquanto isso, os escândalos de corrupção se multiplicam. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção — Convenção de Mérida — impõe aos Estados o dever de prevenir, investigar e punir práticas corruptas, fortalecendo mecanismos de integridade e controle. Contudo, o combate à corrupção não pode ser substituído por encenações performáticas.

A fome por holofotes produz uma inversão de valores: importa mais a imagem do que a substância; mais o discurso do que a entrega; mais o aplauso do que a justiça social.

E assim se constrói um carnaval permanente — um desfile de fantasias corporativas, onde cada qual busca seu lugar na avenida da vaidade institucional, como se a República fosse escola de samba e a moralidade administrativa apenas alegoria descartável.

 

ANÁLISE CRÍTICA CONTEXTUAL

 

O fenômeno do narcisismo institucional não surge no vazio. Ele se alimenta de uma cultura política marcada pela personalização do poder, pela fragilidade dos mecanismos de accountability e pela confusão entre público e privado.

A Lei nº 8.429/1992 — Lei de Improbidade Administrativa — foi concebida como instrumento de proteção à probidade administrativa, punindo atos que atentem contra os princípios da Administração Pública e causem enriquecimento ilícito ou dano ao erário. Sua existência revela que a corrupção não é acidente episódico, mas risco estrutural.

Todavia, a mera existência de normas não basta. A cultura do espetáculo tende a diluir a gravidade dos desvios. Escândalos tornam-se efêmeros; indignações são substituídas por novos conteúdos virais; a memória social é fragmentada.

Nesse ambiente, discute-se a forma da palavra enquanto se ignora a deformação ética da prática. A obsessão por detalhes periféricos funciona como cortina de fumaça. A linguagem ocupa o centro do debate; a justiça permanece na periferia.

Além disso, a hipertrofia da comunicação institucional, muitas vezes dissociada de resultados concretos, contribui para a banalização da informação. Quando tudo é “histórico”, nada é verdadeiramente relevante. Quando todo ato é celebrado como épico, o conceito de excelência perde densidade.

A crise não é apenas jurídica; é ontológica. Trata-se de uma crise do ser público. O agente estatal, ao sucumbir à sedução do narcisismo, deixa de ser servidor e passa a ser celebridade de si mesmo. O Estado, por sua vez, transforma-se em palco onde se encenam virtudes que nem sempre se praticam.

 

REFLEXÕES FINAIS: ENTRE O ESPELHO E A CONSTITUIÇÃO

 

O Brasil não carece de normas; carece de caráter institucional.

Entre o espelho e a Constituição, é preciso escolher. O espelho devolve aplausos imaginários; a Constituição exige responsabilidade real. O espelho infla o ego; a Constituição impõe limites.

Se a República continuar a ser tratada como palco de vaidades, o erário continuará a sangrar em silêncio. Se os princípios constitucionais forem reduzidos a slogans, a moralidade administrativa se tornará peça decorativa.

É imperioso resgatar a ética como fundamento ontológico do Estado Democrático de Direito. A função pública não é passarela; é missão. Não é performance; é compromisso.

Que os holofotes se apaguem quando necessário, para que a luz da legalidade volte a brilhar. Que a impessoalidade recupere sua centralidade. Que a moralidade administrativa deixe de ser retórica e volte a ser prática.

Somente assim o Brasil deixará de ser o país dos narcisistas patológicos para tornar-se, enfim, a Nação dos servidores públicos verdadeiramente republicanos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Traduções diversas.

BRASIL. Constituição Federal de 1988.

BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Lei de Improbidade Administrativa.

BRASIL. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção de Mérida.

 

 

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 26/02/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.