Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando
Coração na boca, peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que estou cantando
(Sangrando – Gonzaguinha)
Resumo
O presente texto desenvolve uma análise crítica, filosófica e jurídica sobre o processo de corrosão dos valores republicanos no Brasil, fenômeno que se manifesta de forma sistêmica por meio da corrupção estrutural, da banalização do ilícito e da captura das instituições por interesses privados e criminosos. A partir do conceito de “sociedade líquida”, examina-se o esvaziamento da ética pública, o avanço do crime organizado e o colapso da confiança social. Destaca-se o compromisso internacional assumido pelo Brasil no combate à corrupção, especialmente por meio da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção de Mérida), internalizada pelo Decreto nº 5.687/2006, contrapondo-o à realidade concreta de um Estado fragilizado, seletivo e moralmente exaurido. O texto conclama à reconstrução republicana sob o prumo da retidão, da legalidade e da dignidade humana.
Palavras-chave:
República; Corrupção; Sociedade Líquida; Crime Organizado; Convenção de Mérida; Moralidade Pública; Estado Democrático de Direito.
1. Introdução
O principal câncer de uma nação não é a pobreza material, mas o derretimento de seus valores fundantes. Quando princípios éticos se liquefazem, quando a moral pública se relativiza e quando a legalidade se converte em obstáculo a ser contornado, instala-se um processo silencioso de decomposição institucional.
Vivemos no Brasil a era da chamada sociedade líquida, em que tudo se torna abstrato, volátil e descartável. Nada parece sólido: nem a ética, nem a política, nem a própria ideia de República. Valores morais são relativizados, princípios constitucionais são negociados, e a corrupção deixa de ser exceção para se tornar marca registrada do cotidiano estatal.
Escândalos sucessivos dominam os noticiários, não mais como fatos extraordinários, mas como ruído de fundo de uma normalidade doente. O ilícito foi naturalizado; o escândalo, banalizado; e a indignação, anestesiada.
2. República Derretida pela Corrupção
A República brasileira escorre pelos dedos do povo enquanto é manuseada por poderosos que a tratam como coisa privada. A corrupção manifesta-se em múltiplas faces: aposentados violentamente roubados, esquemas financeiros envolvendo bancos e agentes públicos, dinheiro arremessado por janelas em operações policiais, salários seletivamente reajustados, acordos espúrios celebrados em gabinetes fechados, longe da luz pública.
Corrupção, lavagem de dinheiro e organizações criminosas tornaram-se fenômenos corriqueiros. O trabalhador é massacrado, condenado a sobreviver sem educação de qualidade, sem saúde, sem segurança. O fisiologismo político e o nepotismo escancarado convivem com a inércia institucional, enquanto ninguém parece responder por nada.
O crime organizado, por sua vez, deixou de ser periférico: domina territórios, infiltra-se nas estruturas estatais, controla atividades econômicas e impõe sua lógica de poder paralelo. Políticos legislando nas madrugadas, longe dos olhos do povo, moldam leis para atender a interesses próprios, enquanto a República se transforma em terra arrasada à espera de um messias político.
Nesse cenário de degradação, o Brasil assumiu perante a comunidade internacional o compromisso solene de combater a corrupção ao aderir à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção de Mérida), internalizada pelo Decreto nº 5.687/2006. Tal compromisso impõe deveres claros: prevenção, repressão eficaz, cooperação internacional, transparência, responsabilização e fortalecimento das instituições.
Entretanto, entre o discurso internacional e a prática doméstica há um abismo. O que se observa é uma República que assina tratados de integridade com uma mão e pratica a tolerância seletiva ao ilícito com a outra.
3. Análise Crítica Contextual
O Estado brasileiro encontra-se paralisado por uma contradição estrutural: proclama-se democrático, mas tolera práticas oligárquicas; afirma-se republicano, mas protege privilégios; promete justiça social, mas opera seletivamente o sistema penal.
Instituições desmoralizadas tentam sobreviver por meio de marketing institucional e narrativas publicitárias vazias, vendendo fumaça nas redes sociais enquanto a realidade social apodrece. Arremedos de agentes públicos transformam o serviço público em mercadoria simbólica, sobrevivendo de cursos, palestras e autopromoção, enquanto a sociedade é ludibriada.
Agentes públicos são desvalorizados, pressionados, assediados para atender aos interesses do poder político. Gestores são coagidos a não punir empresas contratadas pelo Estado, a não aplicar multas, a serem coniventes com falcatruas do poder fétido. Mulheres são assassinadas à luz do dia, sem respostas estatais eficazes. O Estado existe mais na propaganda do que na realidade concreta.
Trata-se de um país que parece não comportar reciclagem institucional, pois o lixo moral acumulado ultrapassou os limites da tolerância democrática.
4. Reflexões Finais
A República brasileira encontra-se derretida, mas não morta. Ainda pulsa, ainda resiste, ainda clama por reconstrução. Como assevera o profeta Amós, é preciso implodir as estruturas apodrecidas e reconstruir sob o prumo da retidão, pois não há reforma possível sobre alicerces corroídos.
Vivemos uma guerra silenciosa: entre a legalidade e o arbítrio, entre a ética e o cinismo, entre a esperança e o desencanto. Como canta Gabriel O Pensador, a Terra vista de longe é pequena, mas a nossa ignorância é gigantesca. Imploramos por paz enquanto continuamos em guerra conosco mesmos.
A reconstrução da República exige coragem moral, compromisso constitucional e intolerância absoluta com a corrupção. Não se trata de salvar governos, partidos ou líderes, mas de salvar o próprio sentido de nação. Sem valores, não há República. Sem ética, não há futuro. Sem justiça, resta apenas o silêncio cúmplice da ruína.
Referências Bibliográficas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar.
BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. São Paulo: Paz e Terra.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.
BRASIL. Lei nº 12.850/2013. Lei de Organização Criminosa.
BRASIL. Lei nº 8.429/1992. Lei de Improbidade Administrativa, com alterações da Lei nº 14.230/2021.
BRASIL. Decreto nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006. Promulga a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção de Mérida).