Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

ASSEPSIA INSTITUCIONAL E DESRATIZAÇÃO DA VIDA PÚBLICA

 

RESUMO: O presente artigo propõe uma reflexão crítica, jurídica e filosófica sobre a crise estrutural da segurança pública brasileira, associando-a ao fenômeno da corrupção sistêmica, à fragilidade ética das instituições e à ineficiência dos mecanismos de responsabilização estatal. Parte-se da metáfora da “desratização institucional” como processo simbólico de saneamento moral, jurídico e administrativo do Estado, voltado à erradicação de práticas ímprobas, desvios de recursos públicos e à captura da máquina estatal por interesses privados. O estudo analisa o encarceramento em massa, a violência letal, a morosidade judicial e o distanciamento entre o discurso normativo e a prática governamental, à luz da Constituição Federal de 1988, da Lei de Improbidade Administrativa e de instrumentos internacionais incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro. Ao final, defende-se a necessidade de um novo pacto ético-republicano, baseado na legalidade, na eficiência administrativa, na dignidade da pessoa humana e na efetividade das políticas públicas de segurança.

 

Palavras-chave: Segurança Pública; Corrupção Estrutural; Ética Administrativa; Improbidade Administrativa; Estado Democrático de Direito; Responsabilização Estatal.

 

 

INTRODUÇÃO

 

“Sou advogado num tempo sem lei.” “Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito.” (Geraldo Vandré)

 

A sociedade brasileira enfrenta, nas últimas décadas, uma verdadeira pirexia institucional, marcada por sucessivos escândalos de corrupção, desvio de recursos públicos e deterioração dos valores éticos que deveriam sustentar a administração pública e a vida republicana. O cotidiano nacional tornou-se palco recorrente de denúncias envolvendo agentes públicos, gestores e instituições inteiras imersas em um lamaçal de irregularidades, comprometendo a confiança social e a legitimidade do Estado.

Os desvios de erário público — perpetrados por verdadeiros parasitas da coisa pública — produzem efeitos devastadores: corroem políticas sociais, fragilizam a segurança pública, aprofundam desigualdades e alimentam a violência estrutural. O cidadão honesto permanece na linha de tiro, submetido à insegurança cotidiana, enquanto elites corruptas operam com sofisticação, impunidade e cinismo institucionalizado.

O Brasil, embora possua um dos maiores sistemas prisionais do mundo, ostenta índices alarmantes de violência letal, com dezenas de milhares de homicídios anuais, em um cenário que se assemelha a uma guerra civil não declarada. Policiais morrem, comunidades são sitiadas e o discurso raso, por vezes ideologizado, distorce o sentido dos direitos humanos, afastando-o de sua matriz constitucional e humanista.

Em Minas Gerais, os números do encarceramento e dos mandados de prisão em aberto revelam um quadro preocupante, que evidencia não apenas a criminalidade, mas sobretudo a ineficiência estatal, a seletividade penal e a ausência de políticas públicas estruturantes.

Diante desse cenário, impõe-se uma reflexão profunda: não haverá segurança pública efetiva sem ética pública, nem justiça social sem o combate firme, técnico e constitucional à corrupção e à improbidade administrativa. A “desratização” aqui defendida não é violenta nem autoritária, mas institucional, legal, moral e republicana, fundada no saneamento das estruturas estatais e na responsabilização rigorosa de todos aqueles que traem a confiança pública.

 

 

ANÁLISE CRÍTICA CONTEXTUAL

 

A crise da segurança pública no Brasil não pode ser compreendida de forma isolada, como simples consequência da criminalidade comum. Trata-se de um fenômeno multicausal, diretamente relacionado à corrupção sistêmica, à má gestão dos recursos públicos e à fragilidade dos mecanismos de controle interno e externo do Estado.

A Constituição Federal de 1988 consagrou, em seu artigo 37, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, impondo à administração pública um padrão ético-jurídico elevado. Contudo, a distância entre o texto constitucional e a prática administrativa revela um Estado frequentemente capturado por interesses privados, clientelistas e patrimonialistas.

A Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), ainda que recentemente reformada, permanece como instrumento central no combate aos atos que atentam contra a moralidade administrativa e o patrimônio público. Todavia, sua aplicação enfrenta resistências políticas, interpretações lenientes e um sistema judicial sobrecarregado, o que contribui para a sensação generalizada de impunidade.

No plano internacional, o Decreto nº 5.687/2006, que promulgou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção de Mérida), reforça o compromisso do Brasil com a prevenção, repressão e cooperação internacional no combate à corrupção. Entretanto, a internalização normativa não tem sido acompanhada da necessária vontade política e institucional para sua plena efetividade.

A tentação de importar modelos penais extremamente rigorosos, como os adotados em países com regimes de exceção ou contextos autoritários, deve ser analisada com cautela. O Estado Democrático de Direito não se fortalece pela supressão de garantias fundamentais, mas pelo aprimoramento das instituições, pela eficiência administrativa e pela aplicação isonômica da lei.

A verdadeira “assepsia social” não se opera pela violência estatal desmedida, mas pela destituição política, jurídica e moral daqueles que fazem da função pública um instrumento de enriquecimento ilícito e dominação social.

 

 

REFLEXÕES FINAIS

 

O Brasil necessita, com urgência, de um banho civilizatório, que não se traduza em autoritarismo, mas em compromisso ético, jurídico e institucional com os valores fundantes da República. A segurança pública confiável nasce da educação, da cultura, da justiça eficiente e, sobretudo, da erradicação da corrupção que drena recursos, destrói políticas públicas e mata silenciosamente.

A “desratização” da vida pública significa retirar de circulação — pelos meios legais e constitucionais — os bandidos de todas as etiquetas: dos gabinetes refrigerados aos becos esquecidos, dos colarinhos brancos aos uniformes manchados pela desonra. Significa reafirmar que o poder público não é trincheira de privilégios, mas instrumento de realização do bem comum.

Como ensinou Gonçalves Dias, viver é lutar. E, no contexto republicano, lutar é defender a Constituição, fortalecer as instituições e não ceder à banalização da corrupção. Somente assim será possível edificar uma segurança pública verdadeiramente protetora, humana e eficaz, à altura de uma sociedade que ainda insiste em sobreviver, resistir e sonhar.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre os atos de improbidade administrativa.

BRASIL. Decreto nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006. Promulga a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

BRASIL. Lei nº 12.527/2011. Lei de Acesso à Informação.

DIAS, Gonçalves. Poesias Completas.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UnB.

ONU. Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção de Mérida).

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso. Rio de Janeiro: Leya.

VANDRÉ, Geraldo. Entrevistas e letras musicais.

 

 

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 22/12/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.