Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

ENTRE A NORMA E O PODER: A CONSTITUIÇÃO COMO PROMESSA, CONFLITO E DESTINO SOCIAL

 

RESUMO

 

O presente ensaio propõe uma reflexão crítica sobre a tensão histórica entre a força normativa da Constituição e os fatores reais de poder que moldam a vida política e social brasileira. A partir do artigo 1º da Constituição da República de 1988, examina-se o embate teórico entre Ferdinand Lassalle e Konrad Hesse, trazendo tal discussão para o contexto contemporâneo do Brasil, marcado por graves violações de direitos fundamentais, violência estrutural e corrupção sistêmica. Sustenta-se que a Constituição, embora dotada de normatividade, encontra severos limites quando confrontada com práticas institucionais que esvaziam sua eficácia. Ao final, defende-se que somente uma revolução de consciência cidadã poderá reconciliar a Constituição escrita com a Constituição real, restaurando a dignidade da pessoa humana como eixo central do Estado Democrático de Direito.

Palavras-chave: Constituição; força normativa; fatores reais do poder; dignidade da pessoa humana; democracia; cidadania.

 

INTRODUÇÃO

 

Uma das regras mais basilares da Constituição da República Federativa do Brasil encontra-se em seu artigo 1º, que estabelece os princípios fundamentais da República: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. No mesmo dispositivo, o texto constitucional proclama que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da própria Constituição.

Esse enunciado inaugural, carregado de densidade normativa e simbólica, remete a uma antiga — e ainda atual — discussão travada no âmbito do constitucionalismo alemão, protagonizada por Ferdinand Lassalle e Konrad Hesse. Lassalle sustentava que a Constituição real não reside no texto escrito, mas nos fatores reais de poder que dominam uma sociedade. Hesse, por sua vez, reagindo a esse ceticismo, afirmou a existência da força normativa da Constituição, defendendo que a Carta Constitucional possui capacidade concreta de conformar a realidade social.

O Brasil contemporâneo parece viver, de forma dramática, o conflito entre essas duas visões. Pergunta-se: é suficiente a normatividade constitucional para assegurar a dignidade da pessoa humana? Basta a previsão dos direitos sociais no artigo 6º e das garantias fundamentais no artigo 5º da Constituição para que o Estado cumpra seu papel civilizatório? A realidade demonstra que não.

 

ANÁLISE CRÍTICA CONTEXTUAL

 

Se a força normativa da Constituição fosse plenamente eficaz, a dignidade da pessoa humana — fundamento da República — estaria materialmente assegurada. O Estado garantiria educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, bem como assistência aos desamparados, conforme expressamente previsto no artigo 6º da Constituição Federal.

Do mesmo modo, seriam respeitados os direitos e garantias fundamentais consagrados no artigo 5º, assegurando-se liberdade, igualdade, segurança jurídica e acesso efetivo à Justiça.

Todavia, o que se observa no Brasil é a supremacia dos fatores reais de poder sobre a normatividade constitucional. A violência estrutural avança de forma alarmante, sobretudo contra mulheres, crianças, idosos e grupos historicamente vulnerabilizados. Paralelamente, multiplicam-se escândalos de corrupção que corroem a legitimidade das instituições: desvios de recursos públicos, assaltos a aposentados, emendas parlamentares transformadas em moeda de barganha, nepotismo explícito, venda de decisões judiciais e relações promíscuas entre agentes políticos e o crime organizado.

Nesse cenário, a tese de Lassalle ressurge com força perturbadora. A Constituição escrita permanece solene, mas frequentemente neutralizada por práticas institucionais que a esvaziam. Investigações complexas conduzidas pela honrosa Polícia Federal, em defesa do interesse público, são por vezes obstadas por decisões que impõem sigilos desproporcionais, em frontal colisão com o princípio republicano da transparência — valor essencial das democracias autênticas.

Instala-se, assim, um estado de anomia moral, em que a Constituição existe mais como promessa retórica do que como instrumento de transformação social. A força normativa cede espaço à força do poder político, econômico e simbólico, produzindo um caos social silencioso, porém devastador.

 

REFLEXÕES FINAIS

 

O Brasil vive, portanto, no epicentro do conflito entre Lassalle e Hesse. De um lado, uma Constituição rica em valores, direitos e promessas civilizatórias; de outro, uma realidade marcada por desigualdade, violência e corrupção estrutural. A pergunta decisiva permanece aberta: a Constituição ainda governa o poder, ou o poder governa a Constituição?

A resposta não está apenas nas instituições, nem exclusivamente nos tribunais. Está, sobretudo, na consciência coletiva. Quando o povo abdica de sua condição de sujeito político, os fatores reais de poder ocupam o espaço deixado pela cidadania adormecida. Quando a sociedade naturaliza a corrupção e a violência, a Constituição se torna letra morta.

Não se trata de destruir o país, mas de reerguê-lo a partir do prumo da retidão, da ética pública e do compromisso real com a dignidade humana. A verdadeira revolução necessária não é armada, mas moral, cívica e consciente. Somente quando o povo reassumir o protagonismo constitucional será possível reconciliar a Constituição normativa com a Constituição real.

Enquanto isso não ocorrer, a Carta Magna continuará a ser um farol poderoso — porém distante — iluminando um país que insiste em caminhar nas sombras.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal.

BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Organização das Nações Unidas.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor.

LASSALLE, Ferdinand. O que é uma Constituição? São Paulo: Martin Claret.

 

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 16/12/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.