RESUMO
O presente artigo analisa criticamente a Lei nº 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment, que disciplina os crimes de responsabilidade e o processo de julgamento de altas autoridades da República. Apesar de sua longevidade e de sua aplicação recente em três episódios historicamente relevantes, a lei passou a ser questionada por decisões judiciais monocráticas que limitaram sua aplicabilidade e alteraram sua interpretação. Argumenta-se que, embora a lei demande atualização após 75 anos, qualquer alteração deve respeitar o devido processo legislativo, sob pena de violar a separação dos Poderes. Defender que a lei seria inconstitucional após décadas de vigência e múltiplas aplicações constitui contradição jurídica inaceitável. Por fim, reafirma-se que a modernização da lei é necessária, mas privativa do Parlamento, não cabendo ao Judiciário reescrevê-la unilateralmente.
PALAVRAS-CHAVE
Impeachment; Crimes de responsabilidade; Lei nº 1.079/1950; Separação dos Poderes; Constitucionalidade; Processo legislativo; Controle democrático.
INTRODUÇÃO
A Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, define os crimes de responsabilidade e regula o processo de julgamento das mais altas autoridades da República. Trata-se de um diploma normativo que atravessou regimes políticos, crises institucionais e diferentes configurações de Estado, alcançando 75 anos de vigência ininterrupta.
O artigo 2º da referida lei estabelece que os crimes nela definidos, ainda que simplesmente tentados, sujeitam o agente à pena de perda do cargo e à inabilitação, por até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, pena esta a ser imposta pelo Senado Federal no julgamento do Presidente da República, Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal ou Procurador-Geral da República.
Ao longo de sua existência, a Lei do Impeachment praticamente não sofreu alterações, excetuando-se a modificação introduzida pela Lei nº 10.028/2000, que atualizou dispositivos relativos aos crimes contra a lei orçamentária. Apesar disso, a norma foi aplicada com plena eficácia em três casos recentes, resultando no afastamento de dois ex-presidentes da República, o que demonstra sua plena recepção e compatibilidade com a Constituição de 1988.
Recentemente, contudo, decisões judiciais de natureza monocrática passaram a limitar a aplicabilidade da lei, especialmente no que tange ao processo de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, alterando inclusive quóruns e requisitos procedimentais tradicionalmente atribuídos ao Senado Federal. Tais decisões suscitaram intenso debate institucional, culminando na tramitação do Projeto de Lei nº 1.388/2023, destinado a revisar e atualizar a legislação vigente.
A despeito da necessidade de modernização após 75 anos, deve-se afirmar com clareza: não se pode admitir que a atualização legislativa seja substituída por interpretações judiciais unilaterais ou por reformas sumárias que ignorem o devido processo democrático. A função legislativa é privativa do Parlamento, e a lei — reiteradamente aplicada — não pode ser considerada inconstitucional apenas porque se pretende substituí-la.
ANÁLISE CRÍTICA CONTEXTUAL
A discussão contemporânea em torno da Lei nº 1.079/1950 revela uma tensão estrutural entre os Poderes da República. De um lado, há o reconhecimento generalizado de que a lei, criada em outro contexto histórico e político, necessita de atualização para adequar-se às exigências constitucionais de 1988 e às demandas democráticas atuais. De outro lado, observa-se um movimento preocupante de tentativas de reinterpretar ou limitar a lei por meio de decisões judiciais monocráticas, sem a participação plena do Parlamento.
Tal fenômeno revela uma dupla fragilidade institucional:
1. Fragilidade legislativa, por ausência de iniciativa célere e coordenada para modernizar a lei em conformidade com o texto constitucional;
2. Fragilidade democrática, quando decisões unilaterais assumem o papel de substituir a deliberação coletiva e plural do Congresso Nacional, guardião natural do processo legislativo.
Além disso, o argumento de que a lei não teria sido recepcionada pela Constituição de 1988, apresentado recentemente em debates públicos, não resiste à análise jurídica rigorosa. Uma norma que foi aplicada integralmente em diversos casos, inclusive para afastar presidentes da República, demonstra compatibilidade constitucional material e formal. Não é crível, do ponto de vista dogmático, que uma norma “inconstitucional” sobreviva a três aplicações recentes sem qualquer reprimenda do próprio STF.
A coerência institucional exige, portanto, um debate legislativo robusto, transparente e democrático, e não reformas impulsionadas por decisões isoladas ou tentativas de reinterpretação casuística.
REFLEXÕES FINAIS
Passados 75 anos de vigência, é evidente que a Lei do Impeachment necessita de atualização. A sociedade mudou, o presidencialismo brasileiro mudou, a relação entre os Poderes foi tensionada por crises políticas sucessivas, e a própria Constituição de 1988 estabeleceu parâmetros institucionais mais exigentes.
Todavia, a necessidade de atualizar a lei não autoriza sua modificação por vias atípicas, especialmente:
• decisões monocráticas,
• reformulações hermenêuticas que alterem substancialmente o texto legal,
• ou intervenções que dispensem o devido processo legislativo, cláusula pétrea da separação dos Poderes.
Atualizar a lei é indispensável; usurpar o Legislativo é inadmissível.
Igualmente, não se sustenta a tese de que a Lei nº 1.079/1950 seria inconstitucional, quando o próprio Estado brasileiro a invocou e aplicou, integralmente, em episódios históricos recentes. Uma lei que retira do cargo dois presidentes da República não pode ser tratada como inexistente ou incompatível com a Constituição.
Assim, o caminho adequado é o fortalecimento do debate democrático, a revisão técnica por meio de projeto de lei e a reafirmação da segurança jurídica. O Parlamento deve assumir seu papel constitucional, garantindo que a atualização da lei ocorra de forma legítima, transparente e compatível com a ordem democrática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950. Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. Diário Oficial da União, 12 abr. 1950.
BRASIL. Lei nº 10.028, de 19 de outubro de 2000. Altera dispositivos da Lei nº 1.079/1950 e da Lei nº 8.429/1992, entre outras providências.
SENADO FEDERAL. Projeto de Lei nº 1.388, de 2023. Atualiza dispositivos da Lei nº 1.079/1950.