Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

ESTADO ORTODOXO E O AVANÇO DO CRIME ORGANIZADO EM MINAS GERAIS

 

DEDICATÓRIA

 

No limiar de mais um estudo jurídico sobre segurança pública, dedico este trabalho a todos os policiais que, diuturnamente, deixam seus lares e enfrentam as sombras do perigo em nome da sociedade.

Homens e mulheres que, mesmo sem conhecer as vítimas das atrocidades que combatem, entregam sua própria existência à defesa da vida, da ordem e da justiça.

A esses heróis anônimos, que sentem dores, choram por violações de seus direitos e persistem, mesmo diante da indiferença estatal, trabalhando em locais insalubres, sem o devido amparo de periculosidade e dignidade funcional, o mais profundo respeito. Que este texto seja também um tributo à coragem e ao sacrifício de cada um que jurou proteger o povo, mesmo diante do desrespeito e das violações que sofre ao longo de toda sua vida profissional. 

 

RESUMO

 

O presente artigo analisa a preocupante ascensão do crime organizado em Minas Gerais e a consequente fragilidade estrutural e estratégica do Estado ortodoxo no enfrentamento dessa ameaça. A partir de uma abordagem jurídico-social e filosófica, reflete-se sobre a necessidade urgente de reorganização institucional, valorização profissional e integração entre os órgãos de segurança pública. O estudo também propõe medidas concretas para reverter o quadro de penúria e desordem, destacando a imprescindibilidade de políticas públicas contínuas e baseadas em inteligência e cooperação interinstitucional.

Palavras-chave: Segurança pública; crime organizado; Estado ortodoxo; integração; valorização profissional; políticas públicas.

 

INTRODUÇÃO

 

A cláusula geral da segurança pública, consagrada no artigo 144 da Constituição Federal, anuncia que a segurança pública, dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, destina-se à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

É exercida por meio de instituições estatais especializadas — Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Polícias Penais federal, estaduais e distrital.

A esses órgãos, soma-se o papel relevante das guardas civis municipais, cuja competência é regida pela Lei nº 13.022/2014 — o Estatuto Geral das Guardas Municipais — que institui princípios basilares como a proteção dos direitos humanos, o patrulhamento preventivo, a preservação da vida e o uso progressivo da força.

Entretanto, em meio a esses princípios e garantias, um anúncio estarrecedor ecoou nas manchetes da grande mídia mineira em 22 de outubro de 2025: a união de quatro facções criminosas no Estado de Minas Gerais, sob o pretenso lema de “paz, justiça, união e liberdade”. Um pacto diabólico travestido de discurso civilizatório.

Essa aliança simboliza não apenas o fortalecimento da criminalidade, mas a consolidação de uma estrutura paralela de poder que desafia o próprio Estado.

É alarmante constatar que, enquanto o crime organizado se articula com eficiência empresarial e domínio tecnológico, o Estado ortodoxo brasileiro — preso a velhos métodos, à burocracia e à inércia administrativa — hesita em reagir com a mesma intensidade. A sociedade, atônita, observa o avanço silencioso das facções que, a cada dia, conquistam novos territórios econômicos e simbólicos, infiltrando-se nas entranhas do sistema.

Urge, portanto, a reflexão sobre a necessidade de uma reorganização profunda do Estado, não apenas em sua estrutura física e operacional, mas também em sua alma política e moral.

 

A NECESSIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO ORTODOXO EM MINAS GERAIS

 

Quem um dia combateu o crime organizado em Minas Gerais não se surpreende com o alto nível de organização das facções criminosas. O verdadeiro espanto reside na constatação de que o Estado ortodoxo — o Estado formal, burocrático e hierarquizado — permanece desarticulado, fragmentado e, em muitos aspectos, omisso.

A primeira ferida visível, abertamente escancarada é a falta de investimento no profissional de segurança pública. Policiais desmotivados, mal remunerados, desrespeitados em seus direitos e abandonados em suas necessidades básicas. Trata-se de uma estrutura que desumaniza o herói e glorifica o opressor.

Além disso, observa-se uma desigualdade institucional entre as agências de segurança. Algumas desfrutam de hospitais, escolas, postos médicos e modernas estruturas prediais; outras sobrevivem em prédios improvisados, viaturas sucateadas e ambientes insalubres, sem o mínimo suporte operacional.

A única semelhança entre todas elas, talvez, seja o racionamento de combustível — metáfora perfeita para um Estado que se move lentamente, sem energia e sem rumo.

Para agravar a situação, os gestores das funções estratégicas são frequentemente escolhidos por conveniência política, e não por mérito técnico. São figuras vaidosas, sem preparo, incapazes de enxergar a realidade da base, vendedores de promessas ocas, que transformam a segurança pública em palanque e o servidor em massa de manobra.

 

CONDIÇÕES PARA REVERTER ESSE QUADRO CAÓTICO

 

A reversão desse quadro exige medidas corajosas, técnicas e estruturantes.

Em primeiro lugar, é imprescindível garantir investimentos isonômicos e tratamento igualitário entre todas as forças de segurança, eliminando privilégios institucionais e fortalecendo a unidade do sistema.

Em segundo lugar, urge promover a integração efetiva das forças de segurança pública, com operações conjuntas, compartilhamento de inteligência e planejamento estratégico integrado.

Em terceiro, é necessária a articulação entre os Poderes do Estado. A Constituição é clara ao afirmar que a segurança pública é dever do Estado, mas esse dever não se restringe ao Poder Executivo — ele alcança também o Legislativo e o Judiciário, que devem agir de forma cooperativa e responsável.

E, por fim, é indispensável substituir os “figurões de sempre”, a elite burocrática que insiste em aplicar modelos importados e teorias divorciadas da realidade brasileira. Minas Gerais, estado conservador, e por sinal, governo bem avaliado noutros setores, precisa de líderes técnicos, éticos e comprometidos, na segurança pública, profissionais que conheçam o solo que pisam e o povo que protegem.

 

ANÁLISE CONTEXTUAL DO TEMA

 

A expansão do crime organizado não é um fenômeno isolado, mas um reflexo direto da fragilidade das instituições estatais e da ausência de políticas públicas consistentes.

Segundo a Convenção de Palermo (2000), a criminalidade transnacional se fortalece onde há corrupção, impunidade e ausência de políticas integradas de segurança e justiça.

O Brasil, ao ratificar a Convenção e ao editar leis como a Lei nº 12.850/2013 (Lei do Crime Organizado), reconheceu formalmente o perigo desse inimigo invisível. Contudo, a efetividade dessas normas depende de sua aplicação prática, o que exige vontade política, investimento técnico e compromisso moral.

Em Minas Gerais, a complexidade da geografia, a desigualdade social e o enfraquecimento institucional formam o caldo perfeito para a expansão das facções.

Assim, a reorganização do Estado ortodoxo não é apenas uma medida administrativa — é uma necessidade de sobrevivência democrática. Sem segurança, não há liberdade. Sem ordem, não há justiça. E sem justiça, a própria ideia de Estado de Direito desmorona.

 

REFLEXÕES FINAIS

 

A segurança pública não é uma receita pronta, tampouco um campo de experimentos políticos. O crime organizado se reinventa a cada dia, aperfeiçoa-se, cria redes de comunicação sofisticadas e se infiltra nas estruturas do poder.

Enquanto isso, o Estado ortodoxo insiste em métodos obsoletos, discursos vazios e gestões rotativas que nunca tocam o cerne do problema. É preciso coragem para mudar.

Coragem para romper com paradigmas ultrapassados e enfrentar as forças que lucram com o caos.

Coragem para valorizar quem está na linha de frente e restaurar a confiança da sociedade nas instituições que a defendem. A omissão de hoje será o colapso de amanhã.

Se o Estado não agir com firmeza e inteligência, o crime organizado não apenas continuará crescendo — ele governará pela sombra, ditando regras onde o poder público já não chega.

A história cobrará dos que se omitirem. Mas também imortalizará os que ousarem reconstruir o Estado sobre os pilares da justiça, da técnica e do humanismo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013 — Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal.

BRASIL. Lei nº 13.022, de 8 de agosto de 2014 — Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo, 2000).

BRASIL. Código Penal Brasileiro.

BRASIL. Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018 — Institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 28/10/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.