Prof. Jeferson Botelho
Caráter, ética e valores morais são inegociáveis
Textos

A Anatomia da Corrupção: Entre a Bondade Inata e os Labirintos da Política

 

RESUMO: Duas máximas filosóficas atravessam séculos de reflexão: “O homem nasce bom; a sociedade o corrompe”, de Rousseau, e “O homem é produto do meio”, amplamente difundida por teóricos do behaviorismo social. Ambas trazem consigo um dilema moral e existencial. Este artigo, com olhar crítico e tom literário, analisa as duas teses sob o prisma da prática política brasileira, onde a estrutura partidária, o clientelismo e o fisiologismo político testam os limites éticos do indivíduo. Com base na Constituição Federal e na Lei de Improbidade Administrativa, buscamos compreender como o meio político pode subverter valores e deformar caráteres, transformando promessas de justiça social em realidades de corrupção institucionalizada.

Palavras-chave:

Corrupção Política; Teoria Social; Bondade Inata; Produto do Meio; Ética Pública; Rousseau; Psicologia Social; Lei de Improbidade Administrativa; Constituição Federal; Degradação Moral.

 

INTRODUÇÃO:

 

Ao longo da história da humanidade, duas frases emblemáticas provocam reflexões profundas sobre a natureza humana: “O homem nasce bom; a sociedade o corrompe”, de Jean-Jacques Rousseau, e a assertiva consagrada de que “o homem é produto do meio”. São pensamentos que atravessam os campos da filosofia, psicologia, sociologia e direito, provocando debates infindáveis.

Ambas as afirmações, por mais contundentes que pareçam, não possuem caráter absoluto. Sim, é possível que o homem nasça bom e preserve sua bondade até o fim de sua existência. Também é verdade que, mesmo em ambientes marcados pela violência, desigualdade e corrupção, surgem exemplos de pessoas que mantêm íntegros seus valores e princípios.

No entanto, há um terreno especialmente fértil para a degeneração ética: a política partidária. Ali, os ventos do poder sopram com força desmedida, exigindo do homem uma resistência moral quase hercúlea para não se render às tentações que corrompem.

 

ANÁLISE CRÍTICA:

 

A política, no Brasil, tornou-se um terreno escorregadio, onde as virtudes do homem, por mais enraizadas que sejam, correm o sério risco de sucumbir. O ciclo é quase previsível. Durante o período pré-eleitoral, candidatos se apresentam como salvadores da pátria. Assumem compromissos com a saúde pública, a educação, a segurança, a proteção ambiental, a defesa dos animais e o combate intransigente à corrupção. Prometem rupturas éticas com as práticas espúrias da velha política e juram adotar uma nova postura republicana.

No entanto, logo após a vitória nas urnas, inicia-se um processo de metamorfose moral. As promessas se dissolvem nas águas turvas dos acordos políticos. As nomeações de cargos públicos passam a ser moeda de troca. Os interesses da coletividade são atropelados pelas exigências de aliados, patrocinadores de campanha e grupos corporativistas. A prioridade passa a ser a reeleição e a manutenção no poder.

Essa degeneração institucionalizada revela o quanto a política pode funcionar como um meio deformador do caráter humano. Em muitos casos, a entrada do homem na política representa o início da sua própria queda moral. A primeira vítima é a honra. Não por acaso, o Supremo Tribunal Federal e a doutrina constitucional já delimitaram que a proteção à honra de agentes públicos possui balizas diferenciadas em relação ao cidadão comum. O homem público está — e deve estar — mais exposto ao escrutínio social. Afinal, sua função é servir e não se servir do poder.

A Constituição Federal de 1988, ao estabelecer os princípios da moralidade e da impessoalidade na administração pública (artigo 37), e a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), ao prever sanções rigorosas para aqueles que violam a ética administrativa, representam respostas legislativas contra a corrupção endêmica. Contudo, essas barreiras jurídicas, por si só, não bastam. A transformação só será possível com uma profunda reforma moral e cultural.

 

CONCLUSÃO:

 

O homem pode nascer bom, como disse Rousseau. Pode, também, ser produto do meio, como afirma a psicologia social. Mas na política, o meio é, frequentemente, um pântano de interesses inconfessáveis. A grande tragédia é que, ao escolher o caminho da corrupção, o homem político não apenas perde a sua honra: perde a sua história, dilui sua identidade, trai a confiança popular e, por fim, mata em si a esperança de ser lembrado como alguém que fez a diferença.

O professor Jeferson Botelho, poeta das palavras e crítico das misérias humanas, sonha com o dia em que a política deixará de ser o palco da degradação moral e se tornará a arena da transformação social. Que a voz do povo não seja apenas um eco de promessas vazias, mas um grito de exigência por ética, dignidade e compromisso com a verdadeira justiça social.

O futuro clama por homens que resistam ao meio, que se levantem contra as tentações do poder e que escrevam nas páginas da história brasileira uma nova narrativa: a do político que, mesmo no epicentro da corrupção, permaneceu bom, honesto e fiel aos princípios que o levaram à vida pública.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2015.

BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil de 1988.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2014.

STF – Supremo Tribunal Federal. Jurisprudência sobre direitos da personalidade de agentes públicos.

Texto ajustado com apoio técnico da IA ChatGPT. Acesso em 21 de junho de 2025.

 

 

Prof Jeferson Botelho
Enviado por Prof Jeferson Botelho em 15/10/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.